Imóvel garantido Mercado de seguros se diversifica para atender as diferentes demandas dos proprietários de Ribeirão.

A preocupação com a integridade da casa própria, ou até mesmo da própria empresa, pode levar algumas pessoas a optar pela contratação de serviços que assegurem a manutenção dos bens em caso de acidentes. Hoje em dia há diversas apólices de seguro voltadas para o mercado imobiliário. O serviço mais procurado em Ribeirão Preto é o que assegura residências contra roubos. Outros que também são bastante procurados são os seguros contra incêndio, raios, explosões, danos elétricos e até mesmo vendavais.

O corretor de seguros da Macseg Seguros, Serafim Teixeira da Cunha Filho, conta que os serviços para imóveis são mais fáceis de contratar e mais baratos. “Automóveis são bens que representam muito risco de acidentes. Já problemas em residências são mais incomuns”, disse. Segundo ele, o histórico do imóvel e a localização são os fatores que mais influenciam nos preços das apólices. “Caso não tenha ocorrido nenhum roubo ou incêndio na casa a parcela é mais barata. Há bairros onde a incidência de assaltos é maior, por isso inflacionam o preço”, disse.

No caso de condomínios, é prevista por lei a contratação obrigatória do seguro. “Caso aconteça algum problema, é o síndico que vai responder judicialmente e financeiramente”, disse o corretor de seguros da América Chaves, João Arthur Costa Chaves. “Fica assegurada a manutenção das áreas comuns do condomínio em caso de incêndio, danos elétricos e outros acidentes”, explicou. A lei também obriga a contratação de seguro para empresas. “Mesmo assim há muitos que não possuem”, afirmou Chaves. A apólice pode assegurar, além da manutenção em caso de danos ao patrimônio, o pagamento de indenização por danos causados aos clientes pelos produtos da empresa.

Para quem pretende comprar algum imóvel na planta, é preciso verificar se a empresa construtora é assegurada. “Assim, fica garantido ao comprador do imóvel que as obras serão terminadas, mesmo que haja caso de falência”, disse Teixeira. Segundo ele, a contratação desse seguro também é obrigatória.

Proteção contra inadimplência

Um novo modelo de seguro voltado para o mercado imobiliário pode acabar com o problema de falta de pagamento de aluguel e da necessidade de um fiador para fechar negócio. “O seguro fiança-locatícia garante o pagamento do aluguel, da taxa de condomínio e outras despesas de locação quando há inadimplência do inquilino”, contou o corretor de seguros João Arthur Costa Chaves. “Essa apólice favorece o inquilino na hora assinar o contrato, pois acaba com a figura do fiador”, afirmou o corretor. O seguro fiança-locatícia pode ser contratado para imóveis residenciais, comerciais e até mesmo industriais. De acordo com o corretor Serafim Teixeira da Cunha Filho, o seguro residencial pode ser uma boa opção para valorizar o imóvel alugado. “Se há seguro contra roubo, incêndio e danos elétricos para a residência, com certeza quem for locar vai se dispor a pagar um pouquinho mais por mês”, disse Cunha. (RV)