Rua General Osório
O surgimento da cidade de Brodowski está ligada aos projetos de expansão da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, no final do século XIX. Em 1873 foi iniciada a construção da ferrovia Campinas a Moji-Mirim, com ramal até a cidade de Amparo, e, mais tarde, até às margens do Rio Grande.
Os trilhos cortaram as terras da Fazenda Belo Monte, entre Jardinópolis e Batatais, após a inauguração da estação de Batatais. O dono da fazenda, coronel Lúcio Eneas de Melo Fagundes, propôs à companhia a doação de área em suas terras para a construção de uma estação, ação apoiada pelos vizinhos do coronel. O inspetor-geral da Cia. Mogiana na época, o engenheiro polonês Alexandre Brodowski foi o responsável pelo encaminhamento do pedido e pela construção da estação, que recebeu seu nome em homenagem.
No local da estação começou a crescer um povoado, que viria a ser o município de Brodowski. A emancipação da localidade, elevada à categoria de Município, se deu através da Lei n.º 1381 em 22 de agosto de 1913.
Brodowski está despontando como grande receptor de investimentos no Interior de SP, tornando-se num grande parque industrial. Podemos destacar algumas empresas conhecidas nacionalmente que estão localizadas no município, tais como:
Dados do Censo - 2000
População Total: 24.178.978 (2006)
População rural: 1854 hab.
Densidade demográfica (hab./km²): 142,25
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 11,78
Expectativa de vida (anos): 87,56
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 7,25
Taxa de Alfabetização: 99,99%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,905
(Fonte: IPEADATA)
Cor/Raça | Percentagem |
---|---|
Branca | 78,3% |
Negra | 8,2% |
Parda | 12,6% |
Fonte: Censo 2000