Santa Cruz da Esperança foi fundada, segundo explicações dos moradores mais antigos, no dia 3 de maio, provavelmente no ano de 1870. Este dia era (e ainda é) consagrado a Santa Cruz.
De acordo com depoimentos, existia o hábito de, todo dia 3 de maio, fieis se reunirem aos pés de uma cruz de madeira que populares haviam construído para esta finalidade. Servia aos moradores do local e aos tropeiros que por aqui passavam, vindos de Casa Branca, Cajuru, Serra Azul ou Ribeirão Preto.
Conta a lenda que por aqui morrera uma moça muito bonita e extremamente bondosa. “Era uma Santa”, diziam. Não há registros sobre a sua vida, mas o fato é que a cruz aqui construída passou a ser conhecida como “Cruz Santa”, numa alusão moça. Rapidamente se transformou em Santa Cruz.
Nestes primórdios o comércio era constituído por compradores, tropeiros e pelo povo do lugar. E assim construindo os primeiros ranchinhos de descanso e de parada próximo à Cruz.
As primeiras famílias que aqui existiam e que construíram a cidade foram: Lunardello, Prates, Menegídios e Fontanetti.
Apesar de mais de 140 anos de existência, a elevação de Santa Cruz da Esperança aos status de município se deu a partir da lei estadual nº 8550 de 30 de dezembro de 1993 e a sua instalação data a partir de 01 de janeiro de 1997.
Atualmente o município conta com aproximadamente 158 propriedades na área rural, o que representa cerca de 30% dos munícipes. Embora não parece ser a base econômica do município, o que prevalece são lavouras de cana-de-açúcar, matéria-prima produzida que é carreada para usinas de açúcar e álcool instaladas em municípios circunvizinhos. Outras pequenas áreas de terra são destinadas ao cultivo de café, milho e soja.
Santa Cruz da Esperança encontra-se no 4º lugar no ranking de maior área de vegetação natural do Estado de São Paulo. Contudo, muito se tem pela frente para proteger nossa Natureza.
A cidade hoje está mais urbanizada que nos primórdios e encontra-se em solo fértil e clima favorável as diversas culturas do solo.
Geograficamente encontra-se próxima região Nordeste do Estado de São Paulo há 54 km de Ribeirão Preto, grande centro do agronegócio paulista e uma das principais cidades do Estado de São Paulo.
Hino da Cidade de Santa Cruz da Esperança
No Nordeste Paulista desponta
Uma estrela de rara beleza
A cidade radiante e singela
Abençoada pela mãe Natureza
Tem na Fé o seu nome a origem
E o ostenta em glória e luz
És a minha cidade querida
És bendita: Tu és Santa Cruz!
Tens no Araraquara e no Pardo
Mananciais de delícia e prazer
Onde teu povo humilde e valente
Tem descanso e um bom lazer
Na pecuária e na agricultura
Tua grandeza e tua vocação
Com certeza, ó bela cidade,
És o orgulho da nossa Nação
Nossa meta: progresso, futuro
Hoje, sempre e sem vacilar
Bradaremos: Santa Cruz da Esperança
És meu berço, minha terra e meu lar!