|

Mercado Municipal

Sebastião, S

- Ribeirão Preto

O Mercado Municipal começou a ser construído em 1899 e foi concluído em 1900. Foi inaugurado no mês de outubro do mesmo ano.

Era um prédio localizado entre as ruas São Sebastião, José Bonifácio, Américo Brasiliense e Jerônimo Gonçalves. Alto, com cobertura envidraçada, feito de tijolos de barro, exibia uma arquitetura grandiosa para a época e para a região O prédio original era muito diferente do Mercado Municipal de hoje.

Tornou-se um marco para a cidade, pois abastecia muitas famílias de todas as classes sociais da cidade e mesmo de fora dela. No Mercado Municipal encontrava-se de tudo, alimentos, suprimentos, calçados, roupas, tecidos até ferramentas.

Durante oito anos o grupo Folena & Cia, concessionário do imóvel, explorou o local, até que a Prefeitura indenizando o grupo em "120 contos de reis", tomou posse do imóvel.

Algumas catástrofes atingiram o Mercado Municipal, como as enchentes e o destruidor incêndio, em 7 de outubro de 1942, na época da Segunda Grande Guerra Mundial, causado por um curto circuito. Este incêndio queimou praticamente o prédio todo, tornando-o inabitável.

Os comerciantes que lá estavam estabelecidos foram obrigados a se mudarem para barracas na Av. Francisco Junqueira. O mau cheiro e a falta de higiene eram constantes e por isto foram obrigados a desativar seus comércios por falta de espaço adequado ao tipo de serviço.

Em 1956, surgiu a proposta da construção de um novo Mercado Municipal. Com a ajuda do Estado esta idéia tornou-se possível e em 28 de setembro de 1958 o Prefeito Costábile Romano inaugurou o novo prédio. Assim 16 anos após o incêndio conseqüente desativação, o novo prédio, o que conhecemos hoje retomou o seu impulso e até então vem se mantendo apesar de desgastado e envelhecido.

Este novo prédio, totalmente diferente do anterior foi projetado pelo engenheiro Jaime Zeiger, com arquitetura moderna para a época, que desconhecia este tipo de construção. Tem um mural de pastilhas feito pelo artista Bassano Vaccarini no exterior do prédio, voltado para a Rua São Sebastião próximo a Av. Jerônimo Gonçalves. Sua fachada é na maioria revestida por pastilhas. Com 4.150 metros quadrados construídos, divididos por um corredor principal e cinco corredores secundários.

Em 1990 o Mercado Municipal passou a ser responsabilidade da Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto). O Mercado Municipal possui hoje 152 boxes e 67 comerciantes que pagam um valor referente ao condomínio e ao aluguel.

Em 20 de janeiro de 1993 a lei Municipal nº 6.597, considerou de valor histórico o imóvel onde está instalado o Mercado Municipal. Em 08 de novembro de 2004 a lei municipal nº 10.250, declara o Mercado Municipal ponto turístico do município.

Ver Imóveis próximos a esta referência

0
|
0