Rua Heitor Chiarello
Ribeirão Preto, 18 de Dezembro de 2008
Gasparini inaugura praça doada pela iniciativa privada à comunidade
Denominação desse logradouro, no Jardim Canadá, reverencia memória do empresário Omilton Visconde
|
Localizada no Jardim Canadá, na esquina da avenida José Adolfo Bianco Molina com a rua – numa área de aproximadamente 15 mil m2 – essa praça foi projetada pela arquiteta Luciane Martins e faz parte de um conjunto também formado pelas praças André Rivalta de Barros (de aproximadamente 3 mil m2, recentemente inaugurada) e Mateus Nader (de 10 mil m2, a ser inaugurada no próximo sábado, dia 20).
Participaram da solenidade inaugural, além do prefeito Gasparini, também os vereadores Nicanor Lopes e Sebastião de Souza; os familiares do empresário Omilton Visconde (representados pela viúva Mércia Ache Visconde e pelos filhos Omilton Jr, Henry e Marcel); o vice-prefeito Paulo Pastori; o presidente da Associação dos Moradores do Jardim Canadá, Onildo Roberto Pereira Pinto; os secretários de Planejamento e Gestão Pública, Marcos Spinola de Castro; da Infra-Estrutura, Nilson Baroni; do Meio Ambiente, Genésio Abadio de Paula e Silva e da Casa Civil, Jorge Oliveira.
Usaram da palavra, na oportunidade, o secretário Marcos Spínola de Castro, destacando a importância cidadã daquele conjunto de três praças públicas viabilizadas com a parceria da iniciativa privada e definindo aquela obra como um “verdadeiro presente de Natal” para Ribeirão Preto; o vereador Nicanor Lopes (autor do projeto de denominação daquele logradouro publico) lembrando ser aquela praça uma reivindicação antiga dos moradores daquela região da cidade e ressaltando os méritos do homenageado; Omilton Visconde Filho (externando, em nome da família, a satisfação em entregar aquela praça porque vê nela um pouco da imagem de seu pai “que sempre foi um empresário, em suas práticas, à frente do seu tempo”) e, em nome dos moradores do Jardim Canadá, Onildo Roberto Pereira Pinto, agradecendo a sensibilidade do prefeito Welson Gasparini em transformar em realidade um antigo anseio daquela comunidade; o gesto de doação da família Visconde e o trabalho iniciado pela sua antecessora na presidência daquela associação Suely Valente, bem em como o orgulho de “ter como patrono desse espaço o senhor Omilton Visconde”.
“Prefeito das praças” – O prefeito Gasparini iniciou sua fala agradecendo à família Visconde por aquela doação e comunicando que essa família também se incumbirá da manutenção daquela praça pública. “Infelizmente, pelo tamanho da cidade de Ribeirão Preto e pelos problemas administrativos, muitas vezes uma obra como esta, tão bonita, de repente não tem aquela seqüência necessária. Quero agradecer assim, também de coração, essa colaboração de manter essa praça, deixando-a sempre linda como agora está. Gostaria de dizer, neste momento, que a memória de Omilton Visconde ficará perpetuada, para sempre, como um exemplo para as futuras gerações de como é possível colaborar para melhorar uma cidade. Estou nos últimos dias do meu governo e fico emocionado, neste momento, em estar inaugurando esta praça porque se há uma coisa que sempre me gratifica é entregar praças publicas. Eu acho que praça publica humaniza muito uma cidade e isto aprendi, já na minha primeira administração, quando fui convidado pelo governo americano para um curso nos Estados Unidos, lá tendo as primeiras noções da importância do meio ambiente e do valor do verde. Voltei para Ribeirão Preto e comecei a fazer praças – tínhamos bairros inteirinhos, como o Ipiranga, que não possuía uma única praça publica – a ponto de ser apontado pelos meus opositores políticos, depreciativamente, como “o prefeito das praças” porque, naquela época, não havia essa visão de hoje de defesa e melhoria do meio ambiente”.