Ligar muitos aparelhos na tomada pode provocar um incêndio?
Além de calcular o uso da eletricidade, existem outras coisas que podem ser feitas para evitar que sua casa pegue fogo neste Natal. Coisas como uma fiação defeituosa e produtos ruins podem contribuir para um incêndio.
A cada ano, milhares de produtos elétricos falsificados acabam nas prateleiras de lojas. E muitos desses produtos não são fabricados para suportar as demandas das decorações extras do Natal. Nos EUA, a Comissão de Segurança do Produto ao Consumidor recolhe essas mercadorias sempre que possível. A CSPC testa esses produtos e descobre que muitos dos produtos falsificados nem ao menos conseguem suportar o teste de segurança mais básico. Quando eles descobrem um produto falsificado ou com defeito, a CSPC envia pedidos de recolhimento.
Até mesmo produtos certificados podem causar uma sobrecarga. Os aparelhos elétricos que são fabricados para produzir calor, como os aquecedores e os secadores de cabelos, tendem a usar mais energia do que outros aparelhos. Aparelhos como esses podem sobrecarregar um circuito, principalmente um circuito que já está quase no limite da amperagem permitida. Junto com um disjuntor defeituoso, essa sobrecarga pode fazer os produtos ficarem superaquecidos e possivelmente pegarem fogo.
Mas é ainda mais provável que o fogo aconteça em um lugar que não pode ser visto com facilidade. O calor desperdiçado gerado pela corrente elétrica pode fazer a fiação escondida dentro das paredes da casa se expandirem e contraírem, e por fim a fiação acaba se desprendendo. Quando a fiação está solta, a eletricidade pode causar uma centelha com uma produção de calor de 816ºC a 982ºC.
Isso é mais do que o suficiente para incendiar a madeira ou o isolamento antigo sob circunstâncias normais. Nos EUA, por exemplo, o tempo no inverno é menos úmido do que no verão. Dentro de uma casa nos meses de inverno, a umidade relativa dentro das paredes pode cair até um nível parecido com o do deserto, transformando as vigas (suportes de madeira das paredes) em gravetos, que são facilmente inflamáveis pelas centelhas.
Aqui, estamos falando de um dos problemas dos fios elétricos: quando você vê a fumaça saindo pela sua tomada, é provável que o incêndio já tenha começado e esteja se espalhando por dentro das paredes e em direção ao seu sótão. É fácil o proprietário pensar que o problema está resolvido quando ele desliga a eletricidade que vai até a tomada pegando fogo. Mas um incêndio que não pode ser visto pode estar crescendo do outro lado da tomada.
E o pior é que os incêndios elétricos podem ser particularmente difíceis de serem apagados. Como envolvem eletricidade, usar água para apagar o fogo pode causar eletrocução. Os pós químicos podem fazer o fogo baixar e aumentar novamente. De acordo com o oficial de segurança do Estado Phil Choven, do Georgia Mutual Aid Group, se você perceber um incêndio elétrico, você deve desligar a eletricidade (se for seguro) e abandonar a casa. Em seguida, você deve ligar para o Corpo de Bombeiros e comunicar o incêndio.
por Josh Clark - traduzido por HowStuffWorks Brasil