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Prevenindo Acidentes.

Independente do tamanho da moradia ou do número de moradores, administrar a rotina doméstica é uma tarefa da qual ninguém consegue se ver livre. Dentre as dicas, estão:


1 - Não se precipite na contratação de funcionários domésticos. Não deixe de apurar a veracidade das referências e lembre-se que, quanto maior o número de dados disponíveis sobre a pessoa que terá acesso à sua intimidade, melhor. Solicite atestado de antecedentes e foto recente. Em caso de necessidade, ao invés de ficar descrevendo a pessoa, você terá condições de identificá-la pela foto.


2 - As primeiras impressões são importantíssimas. Observe também a maneira como a candidata se traja. Seja pobre ou rica, uma coisa é fundamental: limpeza.


3 - Em uma casa com crianças e bichos, certifique-se que o empregado a ser contratado goste de conviver com eles.


4 - Se você passa a maior parte do dia fora de casa, deixe seus telefones de contato num papel plastificado, colado na parede, perto do telefone mais próximo da cozinha. Se deixar solto, sumirá.


5 - Não dá para fazer faxina em tudo todos os dias. Casa limpa pressupõe organização e programação das tarefas de limpeza. Faça uma relação de tarefas a serem feitas e as divida pelos dias da semana. Se estabelecer um esquema, aos poucos a rotina entra nos eixos e tudo fica mais limpo e organizado.


6 - Uma sugestão para quem tem animais dentro de casa: não compre material de limpeza que contenha óleo de pinho, que por ser um fenol acaba intoxicando.


7 - Antes de oferecer um jantar, procure adequar o cardápio ao estilo dos convidados. Treine e teste tudo antes. Nada de experimentar receitas novas. Se algo pode sair errado, evite.


8 - Álcool, clara de ovo e água quente ajudam na remoção de manchas de café na roupa. Riscos de caneta saem se esfregados com leite. Para colarinhos amarelados faça uma pasta de vinagre branco e bicarbonato de sódio, deixando descansar por pelo menos uma hora antes de colocar a camisa na máquina de lavar.


9 - O vinagre de álcool ou de vinho branco é muito útil para tirar as gorduras e o mofo dos objetos. Colocado em uma xícara ao lado do fogão, serve para absorver o mau cheiro do cozimento de algumas comidas, como o repolho, peixe, etc.


10 - Use sal na bucha, na falta de saponáceo, como pasta para limpar. Aproveite-o também diluído na água de enxágüe das roupas de cor, evitando que elas manchem e preservando os tons. 


Verifique o inventário fornecido dos itens a serem transportados , dando atenção aos seguintes itens:


número de itens

descrição de peças

estados de peças

valor atribuído para o seguro, onde deverá ser colocado o valor do item no mercado, na época da mudança, etc.

Caso você se ausente no dia da mudança, deixe uma pessoa de sua confiança para acompanhar a mesma.


Escolha um local da casa e coloque todo o material de limpeza.


Caso tenha feito alguma embalagem com objetos frágeis, escreva a palavra FRÁGIL em todos os lados da embalagem com tinta bem forte.