|
Outras notícias

Os 4 aspectos que definem o valor dos Imóveis

Chegou a hora de comprar um imóvel? Como qualquer outro grande investimento, é importante pesquisar muito antes de fazer a melhor escolha. 

Mas a oferta é tão grande e diferenciada, que pode ficar difícil perceber quais são realmente as características mais importantes, e que efetivamente adicionam valor aos imóveis.

Agora é hora de simplificar e te ajudar a entender quais são os pontos fortes de um imóvel, e o que pode parecer importante, mas acaba sendo só um detalhe. Assim, fica fácil descobrir se o imóvel em questão realmente vale o que está sendo cobrado.

1. Localização:

A localização é uma característica que influencia muito o valor dos imóveis, por um motivo bem simples: Isso você não pode mudar! Apartamentos com plantas semelhantes ou metragens, em duas regiões distintas da mesma cidade, chegam a ter preços tão diferentes, quanto apartamentos que nem estão na mesma cidade.

É importante considerar na hora da compra, se a região onde se localiza o imóvel já é bem estabelecida, está se valorizando, ou se é uma região pouco valorizada e sem perspectivas de melhora. De maneira geral, os estabelecimentos que se encontram na área, escolas, comércio, hospitais, entre outros. Também contam muito para o valor da região.

2. Estrutura:

Um imóvel bem construído, de boa estrutura, com certeza será mais valorizado do que um imóvel onde falhas estruturais são facilmente perceptíveis, como rachaduras, mofo e infiltração nas paredes, entupimento em pias, etc. 

E vale a pena ser detalhista com essas possíveis falhas, evitando gastos futuros com reformas inevitáveis. 

Um ponto importante é que a dica vale para imóveis de qualquer idade! Um imóvel mais antigo não é garantia de qualidade estrutural.

3. Acabamentos:

Os tipos de acabamentos do imóvel ajudam a dar uma boa primeira impressão, e por isso influenciam consideravelmente o valor dos imóveis. Além disso, os acabamentos são parte importante da decoração, e costumam ser fáceis de modificar. 

Se você, por exemplo, se interessou por um apartamento, mas os acabamentos não são o que você tinha em mente, ou não tão modernos quanto gostaria, lembre-se que muitas vezes uma redecoração simples é possível!

4. Condomínio:

Essa dica é especial para os apartamentos, e muito importante. A estrutura do condomínio onde o apartamento está localizado influencia bastante o valor do imóvel, já que os moradores usufruem das comodidades tanto quanto do próprio apartamento. 

Fatores como quadra, piscina, salão de festas, presença de porteiro 24 horas e número de vagas de garagem são comuns a todo o condomínio, e podem mudar completamente a valorização do imóvel.

Agora, sabendo quais são os principais fatores que influenciam o valor do imóvel, fica mais fácil pesquisar e decidir qual é o certo para você!