|
Outras notícias

Planeje sua mudança.

Cercada de grande expectativa, a mudança para a casa nova requer uma série de cuidados e providências. O primeiro passo para quem está prestes a entrar num novo imóvel é fazer uma boa pesquisa no mercado, escolher uma empresa especializada em mudança e procurar as melhores condições de pagamento, já que essa é uma fase em que a reserva financeira do comprador ou locador costuma estar em baixa. Na escolha da empresa, verifique sua idoneidade no mercado. Em caso de dúvida, procure o Procon. O telefone do Procon-SP é (11) 3824-0446, e o do Procon-RJ é 1512.

Defina a data da mudança, verificando no regulamento interno do condomínio os dias e horários permitidos (isso vale tanto para o imóvel do qual você está saindo quanto para o qual está se mudando). Para que essa transição seja tranqüila, o ideal é agendar o serviço com a empresa especializada com uma semana de antecedência, no caso de mudanças locais. Para transporte nacional, é recomendável antecedência de sete a dez dias. Nesse caso, outra medida de economia é informar-se na empresa sobre o sistema de aproveitamento de viagens e compartilhamento de cargas. Mudanças menores e que podem ser entregues em um prazo um pouco maior que o de uma mudança exclusiva podem seguir em um caminhão que já tenha outra mudança programada para o mesmo destino.

Os zeladores do empreendimento atual e do novo local de moradia devem ser avisados sobre a data da mudança - não esqueça de verificar o horário em que a mudança pode ser feita – para que ambos providenciem proteção dos elevadores de serviço e das áreas por onde passarão móveis e eletrodomésticos, reforcem a segurança já que os portões ficarão abertos por longo período e reservem, com cones ou cavaletes, uma vaga para o caminhão de mudança estacionar. Certifique-se de que não há nenhuma outra mudança programada para o mesmo dia.

Bom, a mudança em si, ou seja, o transporte dos móveis, utensílios, etc., está definido. Agora, defina o que vai ser transportado ao novo endereço e o que fica. Separe as peças que devem ficar na antiga casa e identifique-as. No dia anterior à mudança desligue geladeira, freezer, máquinas de lavar e de secar roupas e seque os aparelhos. Outros objetos como móveis, objetos e roupas devem ser mantidos em seus lugares, pois as empresas contratadas normalmente embalam todo tipo de peça (isso inclui quadros, estátuas, vasos, louças, cristais e objetos frágeis). Não se esqueça de guardar em um local seguro todos os documentos, jóias e objetos de valor. Deixe em local acessível as roupas e outros objetos que vá usar até o dia da mudança. Procure levar tapetes e cortinas já lavados para a nova casa.

Agora, é só se organizar e ir providenciando os outros detalhes no período que antecede a sua tão esperada mudança. A seguir, você confere algums dicas úteis.