|
Outras notícias

Vai alugar? Confira as dicas para evitar dores de cabeça

Especialista de Ribeirão Preto dá dicas para quem busca imóveis na cidade.

Durante a escolha de um imóvel para alugar, vários detalhes devem ser notados para evitar problemas futuros com o locatário e até mesmo possíveis insatisfações com as condições do local.

Fechamento de contrato às pressas e locações sem informações são alguns dos itens que mais rendem dores de cabeça para os inquilinos.

O corretor de imóveis de Ribeirão Preto José Carlos Rosa explica que a primeira preocupação que se deve ter ao procurar um apartamento, por exemplo, é o meio de transporte e a localização:

“O interessado precisa analisar sua condição de se locomover e conferir a distância da moradia e trabalho ou faculdade. O ideal é que sejam próximos um do outro”, comenta.

Movimento

Pesquisar atentamente sobre a vizinhança é um cuidado que pode, literalmente, evitar dores de cabeça.

Segundo Rosa, é comum que bairros mais movimentados tenham bares e boates próximos aos apartamentos, o que não é muito indicado para quem tem bebê ou uma rotina pesada.

“Depois dessa checagem, fazer uma vistoria completa e analisar bem as condições físicas do imóvel é fundamental”, diz o corretor.

“É comum que as pessoas fechem contrato às pressas e, só depois da mudança, percebem problemas de moradia”, emenda.

Burocracia irrita inquilino

Natural de Nuporanga, Bruno Silva mora em Ribeirão há três anos e nesse meio tempo mudou de apartamento quatro vezes.

Entre todas as dificuldades que enfrentou, a que mais o incomodou foi a burocracia das imobiliárias:

“Normalmente exigem que o fiador receba pelo menos três vezes mais do que o valor do aluguel”, diz. “Os corretores também exigem a documentação do locatário, comprovante de renda e de residência e isso dá muito trabalho.”

Silva relata que teve de sair de seu terceiro apartamento, assim como os dois amigos com quem morava, por conta da imobiliária não aceitar nenhum dos três como fiador, já que o rapaz que era fiador havia decidido morar com a namorada.

“Hoje, no apartamento em que eu vivo, consegui que minha tia fosse minha fiadora”, diz.

Segundo o corretor José Rosa, no caso da locação por universitários é comum
que os próprios pais sejam os fiadores.