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6 Dicas definitivas de organização, segundo especialistas

Se não mantermos uma rotina de organização, não tem jeito, por mais que a casa seja organizada em uma determinada data, se não tirarmos um tempinho diário para a organização, tudo voltará a ficar fora do lugar.
Conversamos com duas personal organizers sobre o tema BAGUNÇA e elas revelaram lições práticas para deixar o lar impecável. Desapegar é a primeira delas.


O arquiteto Diego Revollo fez a estante com pouca profundidade, para deixar tudo visível e decorar a sala. Na parte superior, um painel ripado esconde o ar-condicionado. Embaixo, a mesma solução foi usada para guardar documentos, pastas e impressora (Foto: Divulgação)

Há dias em que a bagunça parece não ter fim. Mas, calma, você não está sozinho nessa. As experts Ivana Portella e Priscila Sabóia, da Seja Personal Organizer, reuniu dicas para tornar o seu dia a dia mais fácil com boas dicas de organização. Sua vida está prestes a mudar. Confira:

1. Desapego já!
Gastamos muito tempo da nossa vida, todos os dias, administrando coisas de que não precisamos. Esta é uma regra de ouro para a organização: quando você tem somente o que de fato usa, acaba ganhando tempo. A cada seis meses reúna a família para fazer um "pente fino" nos armários e separar peças para doar ou até vender.


Roupas: dê adeus ao que não usa mais! (Foto: Thinkstock)

2. Rotina de tarefas
Ter uma funcionária doméstica diariamente é cada vez mais raro e cada vez temos menos tempo para nos dedicar ao lar. Estabeleça uma rotina de limpeza e arrumação dos espaços. Que tal investir 15 minutinhos diários na casa? Programe-se para cuidar de uma tarefa em cada dia da semana. Basta ter foco!


Assim é a entrada do apartamento da arquiteta Valéria Blay, cheio de humor e organização. A proprietária adquiriu esses ganchos bem diferentes em uma viagem para Nova York (Foto: Marcelo Magnani/Editora Globo)

3. Cada um no seu quadrado
Um perdeu as chaves, o outro não sabe onde deixou a carteira, o celular sumiu... Para a casa se manter organizada, todos os moradores devem estar envolvidos. Uma forma de acabar com o “sumiço” da miudezas pessoais é colocar caixinhas (ou mãozinhas, como as da foto!) perto da porta de entrada. Uma para cada pessoa. Ou cabides individuais para as mochilas. Um nicho no armário para cada morador. E assim por diante.


Os irmãos Pedro e Tomaz, 5 e 2 anos, dormem juntos. Um dos quartos foi transformado em espaço de brincar, com projeto do arquiteto Rodrigo Martins. Ele criou caixas com rodízios para organizar os brinquedos e bancada para desenhos (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)

4. Organização vem de berço
Ter crianças em casa não precisa ser sinônimo de brinquedos espalhados por todos os lados. Use um baldinho ou uma pequena caixa para guardá-los e ensine que todos precisam ser organizados ao final da diversão. E dê o exemplo. Não deixe suas coisas soltas pela casa.

5. Abuse dos organizadores – do jeito certo
Muitas vezes compramos esses produtos e não os utilizamos adequadamente. Resultado: eles se transformam em mais um item para criar bagunça na casa. Se usados da maneira correta, porém, os organizadores ajudam muito. Eles criam limites para o espaço de cada coisa e, quando isso existe, a bagunça é menor. É como se cada objeto ganhasse uma casinha própria. Isso nos estimula a levá-los de volta para o local a que pertencem após o uso.


No projeto da arquiteta Leila Bittencourt, a escrivaninha ganhou tampo de vidro e divisórias organizadoras na própria marcenaria (Foto: Edu Castello/Editora Globo)




Organização até no jardim. A bancada de granito de 3,4 m de comprimento, feita para a churrasqueira, mostrou-se grande demais. Ao fazer o projeto do jardim, a paisagista Claudia Muñoz deu a ela uma nova função. Nichos de cumaru ganharam vasos cerâmicos, ferramentas e orquídeas (Foto: Lilian Knobel/Casa e Jardim)


6. Não decida sozinho
Ao organizar um determinado espaço - a cozinha, por exemplo - envolva os moradores e até funcionários que mais utilizam o espaço. Peça a opinião deles. O mesmo vale para o quarto do seu filho adolescente: talvez a sua maneira de organizar não faça sentido para ele. E se o quarto é dele... Consulte-o! A organização deve trazer harmonia ao ambiente e não desavenças.