Área externa ganha marcenaria multiuso
Por meio de uma peça única de marcenaria, a arquiteta Carmen Mouro repaginou a área externa de uma cobertura até então pouco utilizada pelos moradores. A piscina, localizada num dos cantos da varanda, ganhou um deque suspenso de madeira escura (ipê champanhe). Ao seu redor, degraus fazem as vezes de pequenos assentos, com almofadas do tipo futton.
Integrado ao deque estão cachepôs. Dentro deles, plantas foram dispostas em vasos de fibra de vidro que, por serem leves, evitam problemas de sobrepeso na estrutura da cobertura. Um cachepô, de dimensões maiores, ainda serve de apoio para um banco que circunda parte do guarda-corpo. Tudo pensado - e feito sob medida - para aproveitar o espaço da melhor forma possível.
“A ideia era criar um paisagismo móvel e integrado ao mobiliário para compor uma identidade visual única. Como as peças de marcenaria são aparafusadas umas às outras, elas podem ser desmembradas sem comprometer a decoração do espaço. Tanto os bancos quanto os cachepôs podem ser removidos”, diz Carmen.
As espécies escolhidas, tropicais e de restinga, resistem bem aos efeitos do sol forte, vento e maresia. E além da fácil manutenção, que é feita uma vez por mês, os sistemas de iluminação e irrigação ficam embutidos na marcenaria. Dessa forma, explica a arquiteta, ela conseguiu vencer a resistência dos moradores em ter um generoso jardim na varanda.
Na parede, próximo à piscina, Carmen fixou bromélias em molduras circulares de ferro vazadas. O resultado é um quadro verde:
“No interior do imóvel, usei materiais como fibra e cerâmica para compor o estilo rústico-chique”.