|
Outras notícias

Especialistas dão dicas para valorizar o imóvel antes da venda

A primeira impressão é a que fica



Pelo menos na área imobiliária esta frase popular é verdadeira, segundo especialistas da Piramid Imóveis. De acordo com o diretor Comercial, Antonio Carlos Peixoto, a limpeza e as boas condições das instalações elétricas e hidráulicas são primordiais para valorizar o imóvel antes da venda. “Quando a casa ou apartamento está em bom estado, o comprador não fica pensando nos gastos que terá com a reforma. Isso faz muita diferença na hora de comparar as opções visitadas”, afirma.


Ainda segundo Peixoto, apesar de alguns reparos serem necessários antes de tentar fechar o negócio, realizar uma reforma completa no imóvel ou em um dos cômodos pode não ser uma boa escolha. “Não sabemos se aquela alteração atenderá às necessidades da pessoa que está interessada no apartamento ou na casa. Como os gostos são muito relativos, é melhor não arriscar para não perder o investimento. O ideal é optar pelos reparos básicos”, indica o especialista.


Cores neutras


Também na toada minimalista de modificações, a arquiteta e diretora de Vendas e Marketing da Piramid, Adania Porfírio Horta, dá a dica de investir em acabamento, o que é vantajoso por agregar valor a um custo relativamente baixo. “É preciso, por exemplo, deixar o piso bem assentado e checar as condições do gesso na parede”, destaca. Adania também recomenda pintar com cores neutras as paredes que antes tinham tons mais marcantes, como vermelho. “Assim, evita-se os toques pessoais, deixando o local o mais imparcial possível, facilitando a adaptação do futuro ocupante”, explica.

A arquiteta ainda alerta os proprietários a não exagerarem. “Vale prestar atenção em até que ponto o investimento é positivo. Em uma localidade que tem baixa procura, não adianta colocar, por exemplo, um piso de mármore pensando que o imóvel será valorizado além do mercado por conta disso”, ressalta.

O exterior do imóvel também deve obedecer algumas regras. Se houver jardim, é imprescindível mantê-lo limpo e aparado. Antonio Carlos Peixoto ainda dá uma última dica quanto à quantidade de placas de imobiliárias que são fixadas na fachada. “Escolha empresas que tenham representatividade no mercado e coloque, no máximo, duas placas. Do contrário, o imóvel parece mais um outdoor e fica claro que está difícil de vender, atrapalhando a negociação”, finaliza.