|
Outras notícias

A hora da vistoria

Detalhes devem ser notados, porque serão lembrados na hora da devolução do imóvel; trabalho preserva locadores e locatários.

 

Existe uma linha tênue entre imobiliária e locatário quando um negócio está para ser fechado. Essa linha, na verdade, pode ser chamada de vistoria.

A vistoria de um imóvel é realizada antes da entrega das chaves e tem suma importância para ambas as partes interessadas no contrato.

Uma vistoria é, como o próprio nome sugere, uma inspeção que ocorre dentro e fora do imóvel. Ela é feita por um profissional que averigua a propriedade por inteira – da calçada ao muro do quintal – e segue certo padrão rígido para proteger locatário e também imobiliária.

Mas para quê serve a vistoria de um imóvel? Quem explica é o vistoriador Ruyter Bevilacqua Areco, da Piramid Imóveis. Segundo ele, é na hora da vistoria que é analisada toda a estrutura do imóvel e se de fato são identificados problemas.

“É uma descrição de cada ambiente do imóvel, o mais minuciosa possível, para anotar todos os prós e contras do imóvel e não haver impacto entre imobiliária e proprietário ou inquilino”, disse o vistoriador.

Normalmente, toda imobiliária exige vistoria de imóveis antes de entregar as chaves para o locatário, mas há também proprietários que solicitam vistorias. Areco explica que utiliza um gravador para fazer uma inspeção em residências e apartamentos.

Com o aparelho, ele descreve qualquer detalhe que encontre, começando pela calçada, jardins e fachadas e, em seguida, descrevendo os ambientes internos. A descrição dos fundos do imóvel é a última parte vistoriada.

Após a gravação dos detalhes, o vistoriador passa tudo para o papel e monta um documento para o proprietário e para a imobiliária. Tudo isso garante proteção ao locatário, já que o documento contém as especificações características do imóvel a ser locado.

“A gente [vistoriador] tem que ver tudo, sem puxar o pano para um dos lados. Tem que descrever os problemas encontrados e documentar em detalhes”, afirmou Areco. Caso haja danos no imóvel, a imobiliária pode ser responsabilizada.

A vistoria de imóveis não têm taxa, pois já estão em contrato com a imobiliária. Mas há, também, arrendatários que contratam serviços particulares de vistoriadores para conferir se todos os detalhes do prédio estão de acordo com a planta fornecida pela imobiliária.

“As pessoas conhecem a importância da vistoria”, apontou Areco. “Quando inquilinos leem o contrato e se deparam com detalhes que eles não perceberam, eles passam a sentir a importância do trabalho”.



Texto: Fernando Belezine

 

* Publicado em 25/11/2013