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Ribeirão possui vários centros de varejo.

A expansão da zona sul de Ribeirão Preto, como fenômeno do mercado imobiliário, não pode ser entendida se não se debruçar sobre três obras que a precederam. E a impulsionaram. A primeira foi a avenida Independência, obra mentalizada e com início de construção em 1955, começo da gestão do prefeito municipal José Costa – depois deputado estadual – que substituiu o então prefeito municipal Alfredo Condeixa Filho.
Este havia sido eleito chefe do Executivo Municipal para um mandato de quatro anos, de 1952 a 1955, mas renunciara no início de 1955 para ser deputado estadual. Assume a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto o senhor José Costa, então vice-prefeito. E completa o mandato.
A segunda obra, como avenida Independência, igualmente é pública. Referimo-nos à avenida presidente Vargas, que se inicia a alguns metros do cruzamento da avenida Independência com a Nove de Julho. Ela ruma diretamente à zona sul e proporciona o surgimento do RibeirãoShopping, no início dos anos oitenta, com sua loja âncora, o Carrefour.
É este investimento do setor privado, nascido do útero de dois investimentos públicos municipais – as avenidas acima referidas, Independência e Nove de Julho – que marca um redesenho do urbanismo de Ribeirão Preto, anotado por novas orientações econômicas.

Policêntrica
A partir do RibeirãoShopping, Ribeirão Preto passou a ser uma cidade comercialmente policêntrica. Deixou de ser apenas a parte central, tradicional centro de varejo de Ribeirão Preto e da região nordeste do Estado de São Paulo, cujos consumidores, em grande parte, se abasteciam e, mais ainda, se abastecem na nossa cidade.
Ao lado da parte central, ao redor da praça XV de Novembro, a cidade passou a ter outros pontos de comércio. Além do centro de vendas da zona sul, na parte territorialmente intermediária entre o centro da cidade e o Shopping, consolida-se o Boulevard. Este, junto de um poderoso varejo, tem-se especializado na oferta de serviços sofisticados, numa espécie de encontro certo da nova vocação econômica urbana de Ribeirão Preto.
Também são centros de varejo: os Campos Elíseos, onde pontificam sobretudo quatro artérias, dentre outras: a avenida Saudade, a movimentada rua São Paulo, a avenida Costa e Silva e a rua Luiz Barreto. Junto com os Campos Elíseos, constituem-se em centro comercial a Estação Rodoviária, mais os bairros da Vila Tibério, do Jardim Paulista, do Ipiranga, além do próspero Novo Shopping.


VICENTE GOLFETO


03/11/07 - Jornal A Cidade