|
Outras notícias

Projeto prevê Cidade Limpa na área da Baixada em Ribeirão

Plano prevê regras para anúncios publicitários, painéis e letreiros no entorno de prédios da Jerônimo Gonçalves.


Um projeto de revitalização da Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto prevê a implantação de regras aos moldes do Cidade Limpa no entorno da avenida Jerônimo Gonçalves. Criada em 2007 com o objetivo de reduzir a poluição visual de São Paulo, a lei paulistana proíbe publicidade externa, como outdoors, painéis em fachadas de prédios, letreiros luminosos.


"Queremos o mesmo que o Cidade Limpa: acabar com a poluição visual. Mas essa lei abrange a cidade toda e pensamos apenas nos arredores dos prédios históricos", diz a secretária da Cultura, Adriana Silva.


Ela afirma que o projeto de revitalização pretende acabar com o conceito de "Baixada", porque o nome soa pejorativo.


O plano prevê regras para letreiros e toldos, que serão determinados de acordo com o tamanho dos empreendimentos comerciais ou hoteleiros. Além disso, a revolução visual inclui fiação subterrânea e restauração do Hotel Brasil, além da valorização de outros marcos locais, como o Mercado Municipal.


"Nosso foco é captar recursos para colocar em prática esse e outros projetos no segundo semestre de 2011 ou no começo de 2012", afirma Adriana.


Para a presidente do Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural), Cláudia Morrone, a maior dificuldade de colocar o plano em prática vai ser analisar imóvel por imóvel.


Luz e ação


O jornaleiro Jorge Luiz Anuncio, de 56 anos, que há 33 trabalha na Baixada, sugere que o projeto seja complementado com incremento de segurança e iluminação especial.


"Claro que a gente quer uma cidade arrumadinha, mas o que mais precisa aqui na Baixada é claridade e segurança para impedir a ação de bandidos", afirma o comerciante.



Veja Mais