|
Outras notícias

Aluguel pelo IGP-M subirá 7,31% em maio

Alta deve atingir a maioria dos contratos, porque o indicador é o mais empregado pelas imobiliárias locais.

O contrato de aluguel com aniversário neste mês terá reajuste médio de 7,31%. O percentual atende ao acumulado nos últimos meses pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), que é empregado pelas imobiliárias nos contratos de locação residencial.

Há imobiliárias que também utilizam o Índice Geral de Preços (IGP) e, neste caso, o contrato com aniversário nesse março terá reajuste de 7,55% a partir de maio.

“Muitas preferem o IGP porque abrange a variação de preços de todo o mês”, disse Antonio Carlos Maçonetto, presidente eleito da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) e coordenador do Grupo Setorial de Imobiliárias (GSI) da emtodade;

O IGP-M, que assim como o IGP é medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), avalia o comportamento de preços de matérias-primas entre o dia 20 do mês anterior e o dia 21 do mês de referência.

Neste ano, a variação do IGP-M segue em alta desde janeiro, quando fechou em acumulados de 5,53%.

Geralmente os contratos de locação são estipulados pelas imobiliárias. Se o locatário puder escolher, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fipe, foi o que registrou menor alta no acumulado: 4,90%