|
Outras notícias

Aluguel comercial em Ribeirão supera índice de reajuste

Valor de locação nova na cidade é de 15% na comparação com a anterior. Os aluguéis novos para comércio em Ribeirão Preto valorizam mais do que os próprios índices que reajustam essas locações. De acordo com a delegacia regional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Crecisp), quando os contratos novos são firmados, o preço alcança 15% na comparação com o valor anterior. Casas e apartamentos valorizam médios 8%.


A diferença é de 7 pontos percentuais nos contratos novos em relação ao Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), que variou 8% nos últimos 12 meses. "Agosto foi positivo e foram alugados imóveis de R$ 10 mil até R$ 12 mil", diz o delegado regional do Crecisp, Antonio Marcos Melo.


Contratos de locação comercial são de um ano, mas podem variar até quatro nos casos que exigem investimentos do inquilino.


O aluguel geralmente acompanha o valor do imóvel no mercado: de 0,8% até 1% do total. Segundo Maurício Moreira Júnior, diretor de locações da Piramid Imóveis, o mercado deve se manter estável até o fim do ano. "Os imóveis valorizaram muito e isso influencia no valor do aluguel", explica.


Ribeirão Preto, de acordo com estimativa do Crecisp, o mercado de locação possui tem em torno de 8 mil imóveis nas 160 imobiliárias da cidade. Outros 3 mil imóveis estão para ser entregues até o fim de 2012 e muitos devem ser disponibilizados para locação.


Sérgio Fortes Guimarães, diretor da Fortes Guimarães, acredita que a entrega de novos imóveis pode refletir na demanda futura, mas não ao ponto de frear o crescimento de locações. "O setor deve se manter crescente", acredita.


 Veja Mais