|
Outras notícias

IPTU em Ribeirão Preto vence dia 25

Neste ano o contribuinte terá novidades; além do aumento no valor da guia, o pagamento será feito por boletos bancários.

 

O vencimento da primeira parcela ou da cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2013 em Ribeirão é no próximo dia 25 de janeiro.

A programação inicial para vencimento era 18 de janeiro, mas, por precaução, a Secretaria da Fazenda decidiu prorrogar o prazo em uma semana.

O IPTU deste ano será mais salgado para o ribeirão-pretano por causa da atualização da Planta Genérica de Valores - a base para o cálculo do tributo - aprovada no último dia 28 de dezembro pela Câmara.

Nesta mesma data, foi publicada a lei no Diário Oficial do Município. Com isso, fica limitada em até 130% a variação do valor venal para lançamento do imposto.

Os boletos começam a ser enviados nesta semana aos contribuintes. O material começou a ser confeccionado já no último sábado (29), durante o feriado, para ser entregue ao Correio. Neste ano, o IPTU, além do reajuste, terá mais uma novidade: ao invés de carnês serão emitidos boletos, conforme informou o secretário da Fazenda, Francisco Sérgio Nalini, no último sábado (29).

"O IPTU funcionará como uma conta de luz ou de água, por exemplo, porque detectamos que o contribuinte cometia equívocos na hora de pagar as parcelas do carnê", explicou.

Os boletos serão enviados todos os meses para o endereço do contribuinte. Depois da remessa da primeira parcela (ou única), será feita uma avaliação de custo-benefício para saber se os boletos serão encaminhados todos os meses ou em lotes de 2 ou 3 documentos.

Parcelamento

O IPTU poderá ser pago em até 12 parcelas mensais fixas. O desconto para quem opta pelo pagamento em parcela única é de 10% sobre o valor total da guia.

"O desconto compensa porque é superior aos ganhos de aplicação financeira do mercado e o contribuinte tem um ganho real médio de 3%", defende Nalini. Em caso de atraso do pagamento da fatura mensal, haverá acréscimo legal: 2% no primeiro mês, 5% no segundo mês, 10% no terceiro mês.