Aluguel terá menor reajuste em 16 meses
Para corretores, queda estimula mercado da locação.
Os contratos de aluguel com aniversário em setembr o e que são reajustados tendo como base o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) terão a menor variação em 16 meses.
De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o IGP-M de agosto foi de 0,15% e no acumulado dos últimos 12 meses, o índice ficou em 3,85%.
Portanto, segundo o Sindicato da Habitação (Secovi-SP), os inquilinos que têm contratos com aniversário neste mês e pagamento em outubro, deverão multiplicar o valor atual do aluguel por 1,0385 para saber quanto passará a pagar com o reajuste.
“Trata-se do menor reajuste desde maio de 2012, cujo acumulado fechou em 3,65%”, diz Roberto Akazawa, gerente do Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP. A acomodação do mercado e estabilidade na demanda por aluguel de imóveis estão entre os fatores que contribuíram para a desaceleração do índice.
Ainda segundo o sindicato, a maioria das pessoas que moram de aluguel sentirão menos no bolso o reajuste de valores, pois o IGP-M é utilizado como indicador para reajuste de 90% dos contratos residenciais.
Atrativo
Para Antonio Marcos de Melo, delegado regional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) em Ribeirão, a redução nos índices de reajuste de aluguel é um atrativo importante. “Quem ainda não comprou o próprio imóvel tem de recorrer ao aluguel e reajustes menores ajudam a movimentar o mercado.”