Locação temporária é pouco comum em Ribeirão
Considerada de baixo custo em comparação à hospedagem clássica é pouco difundida em Ribeirão Preto.
Quem precisa morar em Ribeirão Preto por tempo determinado uma das opções é alugar apartamento mobiliado, por meio de um contrato de locação temporária. Sai mais barato do que ficar em hotéis. O custo pode cair até 30%.
Ao contrário da locação tradicional, que tem prazo de 30 meses e pagamento mensal, a temporária pode ser de no máximo 90 dias com pagamento antecipado.
Esse tipo de locação não é comum na cidade. Dos contratos fechados por Maurício Moreira Júnior, diretor de locação da Piramid Imóveis, uma das que trabalham com a modalidade, apenas dois são temporários, percentual considerado baixo. Um dos motivos é o custo mais alto que o aluguel tradicional.
Geralmente, os imóveis para este fim são apartamentos mobiliados. A região central, por causa da localização e o fácil acesso, é a mais procurada.
Ao contrário da locação residencial comum, na temporária a lei permite que se cobre até 100% do valor do aluguel antecipadamente, explica Moreira. A cobrança fica a critério das mobiliárias. "A lei permite a cobrança antecipada e que se peça garantia, como fiança ou caução", destaca Moreira Junior.
Flat
Outra opção disponível no mercado são os flats. Os pequenos apartamentos mobiliados ficam em condomínios fechados e têm garagem. Silvio Rabelo, gerente administrativo da San Marino, que administra 560 flats, metade na avenida do Café e metade no Jardim Nova Aliança, diz que a taxa de ocupação é de 100% em todas as épocas do ano.
Os flats dispensam o contrato de locação. O interessado preenche a ficha de registro e paga o mês adiantado. Se quiser ficar por mais tempo, continua pagando o mês sempre antecipadamente. "Temos clientes que estão há anos em alguns dos flats", explica.