|
Outras notícias

Locações aquecidas

Busca por imóveis alugados atinge até 40% de novembro a fevereiro.

 

Recém-formado em Comunicação Social, o jovem Calebe Tosatti, de 23 anos, alugou um apartamento no final de novembro. Agora, dividindo o mesmo teto com um amigo do trabalho, ele conta que a nova empreitada vai mudar a vida.

“O maior desafio é conseguir equilibrar as despesas do mês, pois antes morava com minha família e não tinha todas essas responsabilidades”, contou Calebe, que deixou Porto Ferreira e se mudou para Ribeirão Preto quando entrou na faculdade.

Calebe faz parte dos 30% do público que procura imóveis para alugar agora no final do ano. Essa busca começa a partir de novembro, com um aumento de 15% e chega ao ápice em fevereiro, crescendo até 40%.

A variação desses números corresponde a dois fatores principais: à migração de estudantes, que chegam a Ribeirão Preto para cursar o próximo ano letivo, e às empresas que transferem funcionários para um novo trabalho no município.

“Esses são os dois públicos que movimentam o mercado de locações nessa época do ano”, afirmou Maurício Moreira Junior, diretor de locação da Piramid Imóveis. Há oito anos na empresa, o especialista observa que o período máximo de locações vai, geralmente, até fevereiro, mas que o mercado se mantém aquecido até a segunda quinzena do mês de março.

“Ainda há procura até março por que é quando as aulas começam, quando é o carnaval. Mas como aumenta a procura, a oferta diminui, embora Ribeirão tenha um bom mercado”.

Outra curiosidade durante essa época é que o preço dos imóveis para aluguel não cai e nem sobe. Como a procura aumenta, os proprietários percebem esse aquecimento, e aí dificultam qualquer tipo de negociação. “O negócio é pechinchar”, concluiu Moreira.

Dicas de pesquisa

De 2011 para cá, muitas consultoras investiram em Ribeirão Preto, o que gerou diversas ofertas no mercado imobiliário. Para os meses finais do ano e início de 2014, vale as dicas para saber pesquisar imóveis para alugar.

Segundo Moreira, a dica inicial é pesquisar pela internet, já que as imobiliárias têm cadastros online. Fazer uma seleção dos imóveis é o segundo passo e, por fim, visitar todos os imóveis escolhidos. “É tentar fazer isso o mais rápido possível e negociar, pois sempre encontra-se proprietários que fazem negócio”.

Revide Online

Texto: Fernando Belezine (Colaborador)