Aluguel pelo IGP tem aumento de 5,66% em Ribeirão Preto
Reajuste é para contratos vencidos neste mês.
Os aluguéis com aniversário neste mês e que usam o Índice Geral de Preços (IGP) terão reajuste médio de 5,66% em Ribeirão Preto.
Significa que uma locação de mensais R$ 700 irá para R$ 739,62 a partir de agosto.
O percentual vale para grande número dos contratos porque em sua maioria as imobiliárias locais empregam como indicador de reajuste o IGP, medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Neste mês, o IGP variou 5,66%, mas se o contrato utilizasse o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fipe, o reajuste do aluguel seria menor porque o indicador variou 4,10%.
A variação para menos ou para mais depende muito das informações que compõem os indicadores. O IPC, por exemplo, sobe quando há aumentos nas tarifas de ônibus ou nos preços dos combustíveis.
Já o IGP é a média ponderada de outros três índices, que mensuram preços ao produtor, ao consumidor e da construção civil.
Em alta
A variação do IGP tem registrado alta nos últimos meses. Em abril, registrou 3,33%, subiu para 3,87% em maio, chegou a 4,80% em junho e 5,66% nesse mês. Em julho do ano passado, o IGP registrou variação de 8,65%.