|
Outras notícias

Ribeirão prevê 58% a mais de área para novos imóveis

Aumento é de 1 milhão de metros quadrados em relação ao crescimento registrado em 2009. O mercado imobiliário avança em praticamente todas as regiões de Ribeirão Preto.  A área construída ou destinada para a construção em Ribeirão Preto deve crescer, neste ano, em 1 milhão de metros quadrados, ou 58,8% na comparação com 2009.


O total de área licenciada de janeiro a dezembro pela prefeitura aponta para 2,7 milhões de metros quadrados (m2), levando-se em conta que neste mês serão aprovados 400 mil m2. Em todo o ano passado, o licenciamento foi de 1,7 milhão de m2.


O milhão a ser acrescido a Ribeirão Preto equivale a 8,3 mil moradias com área construída de 120 m2 cada.


"Será um ano histórico", afirma Fernando Antônio Picolo, secretário de Planejamento e Gestão Pública. "Podemos dizer que houve um boom na construção".


O licenciamento, ou a aprovação, compreende todas as obras de reforma, construção, ampliação e regularização, independentemente do tamanho, se comercial ou residencial. Envolve obras como ampliação comercial e de casas e a transformação de unidade habitacional vertical (sobrados).


A aprovação do projeto é o primeiro passo para uma obra. Depois de aprovada pela engenharia, o construtor tem dois anos para iniciar a obra e conseguir o habite-se, que é o documento final que consolida a obra. Esse prazo é prorrogável por dois anos.


"Dentro deste período, a construção pode ter a fundação pronta e não há um prazo determinado para o seu final", explica Piccolo.


Financiados também estão na estatística


Os imóveis financiados aparecem na lista de licenciados pela prefeitura. No caso de compra de imóveis de uma casa ou apartamento pela modalidade, o imóvel precisa estar com a planta aprovada e depois deve ter o habite-se.


Isso quer dizer que a etapa de aprovação consta na estatística da Secretaria de Planejamento e Gestão Pública de Ribeirão Preto. O mesmo ocorre com os financiamentos para construção.

Veja Mais