Aeroporto vai mudar perfil de bairro em Ribeirão
Anúncio do Terminal Alfandegário de Cargas no Leite Lopes já gera especulação imobiliária no Jardim Aeroporto.
A implantação do Terminal Alfandegário de Cargas no aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto, tornando-se efetivamente internacional, vai mudar o perfil imobiliário do Jardim Aeroporto, na zona Norte.
É o que apontam especialistas ouvidos por A Cidade. Eles afirmam que o bairro deixará de ser basicamente residencial para receber novas empresas e galpões de carga, com a especualação imobiliária consequente.
Para o mercado imobiliário, o valor do terreno no entorno do Leite Lopes terá valorização de até 20% para construção de galpões e para implantação de novos empreendimentos industriais (leia ao lado).
Segundo o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA), Marcos Fávero, o entorno do aeroporto tende a se tornar um megacomplexo aeroportuário.
"A construção do Terminal Alfandegário é uma notícia que chega com 10 anos de atraso e, mesmo assim, temos que comemorar. As áreas no entorno do Leite Lopes tende a valorizar consideravelmente", afirmou.
O Daesp anunciou nesta segunda-feira (9) que o aeroporto de Ribeirão passa a operar três voos de cargas para Miami até 2013.
Visibilidade
Segundo Fávero, além de toda a especulação imobiliária, Ribeirão ganha visibilidade internacional.
Com a internacionalização do aeroporto, ele avalia que haverá o fortalecimento da infraestrutura logística para as empresas.
Isso porque, além de poder importar e exportar produtos, com a rodovia Anhanguera (SP-330) e com o ramal ferroviário a poucos metros, a distribuição dos produtos será mais rápida e otimizada.
Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), José Carlos Carvalho, afirma que a internacionalização do Leite Lopes beneficiará a cadeia produtiva das indústrias.
"As exportações e importações poderão ser feitas diretamente de Ribeirão", afirma.
Segundo ele, o terminal atrairá novas empresas que atuam no ramo do comércio exterior, além do de serviço. A expectativa de especialistas é de maior oferta de emprego para a população.