O Mercadão de Ribeirão faz 110 anos
Desde que foi fundado, em 1900, o velho senhor da Baixada oferece secos, molhados e a legítima tradição caipira.
Inaugurado inicialmente em agosto de 1900, o Marcado Municipal de Ribeirão Preto completa 110 anos na próxima terça-feira, na data de reinauguração do prédio após um incêndio destruir o original. Mesmo mantendo características antigas, como venda de produtos a granel e fumo de corda, os permissionários investem em adequações visando o futuro do espaço.
O Mercado Municipal está localizado no marco inicial de Ribeirão, no cruzamento da avenida Jerônimo Gonçalves com a rua General Osório. "Inicialmente, eram barracas que ficavam aglomeradas naquela região, até a construção do primeiro prédio, inaugurado em agosto de 1900", conta o arquiteto e urbanista e ex-presidente do Conppac, Cláudio Baúso.
Destruído em 7 de outubro de 1942 por um incêndio, o local foi reconstruído e reinaugurado em 28 de setembro de 1958, nova data em que é comemorado o aniversário. A administração prevê vários eventos para comemorar a data.
Fumo de corda
O costume é novo, mas o lugar onde o aposentado Joaquim Ferreira, de 68 anos, compra o fumo para enrolar seu cigarro de palha já é conhecido desde criança. Ele frequenta o Mercadão desde quando chegou a Ribeirão Preto, aos seis anos.
Há nove anos, o ex-trabalhador rural passou a fumar, apesar das massivas campanhas antitabagistas. Optou pelo fumo de corda porque considera menos danoso à saúde.
"Também dá para montar do jeito que queremos, mais forte ou mais fraco", diz enquanto usa um canivete para picar mais um pouco de fumo e fazer seu "palheiro" em frente à tabacaria do amigo Pedrão.
Pacificadas, favelas já vivem boom imobiliário
O que faltava em Ribeirão Preto
STJ manda devolver os juros compostos
Terminal no aeroporto de Ribeirão deve operar já em 2011
Novo bairro tem projeto ambiental
Condomínios vão ajudar
Ribeirão ganha 10 novos empreendimentos em 20 dias