|
Outras notícias

O Mercadão de Ribeirão faz 110 anos

Desde que foi fundado, em 1900, o velho senhor da Baixada oferece secos, molhados e a legítima tradição caipira.


Inaugurado inicialmente em agosto de 1900, o Marcado Municipal de Ribeirão Preto completa 110 anos na próxima terça-feira, na data de reinauguração do prédio após um incêndio destruir o original. Mesmo mantendo características antigas, como venda de produtos a granel e fumo de corda, os permissionários investem em adequações visando o futuro do espaço.


O Mercado Municipal está localizado no marco inicial de Ribeirão, no cruzamento da avenida Jerônimo Gonçalves com a rua General Osório. "Inicialmente, eram barracas que ficavam aglomeradas naquela região, até a construção do primeiro prédio, inaugurado em agosto de 1900", conta o arquiteto e urbanista e ex-presidente do Conppac, Cláudio Baúso.


Destruído em 7 de outubro de 1942 por um incêndio, o local foi reconstruído e reinaugurado em 28 de setembro de 1958, nova data em que é comemorado o aniversário. A administração prevê vários eventos para comemorar a data.


Fumo de corda


O costume é novo, mas o lugar onde o aposentado Joaquim Ferreira, de 68 anos, compra o fumo para enrolar seu cigarro de palha já é conhecido desde criança. Ele frequenta o Mercadão desde quando chegou a Ribeirão Preto, aos seis anos.


Há nove anos, o ex-trabalhador rural passou a fumar, apesar das massivas campanhas antitabagistas. Optou pelo fumo de corda porque considera menos danoso à saúde.


"Também dá para montar do jeito que queremos, mais forte ou mais fraco", diz enquanto usa um canivete para picar mais um pouco de fumo e fazer seu "palheiro" em frente à tabacaria do amigo Pedrão.