|
Outras notícias

Prefeitura de Ribeirão assumirá área com barulho perto de aeroporto

Reunião na terça servirá para discutir definição de imóveis atingidos por barulho excessivo do aeroporto Leite Lopes.


A Prefeitura de Ribeirão Preto terá de viabilizar doações ou até desapropriações de áreas particulares comprometidas pelo barulho excessivo no entorno do aeroporto Leite Lopes, conforme aponta o estudo da curva de ruído concluído na semana passada.


Representantes do Programa Moradia Legal e da Cohab (Companhia Habitacional) de Ribeirão Preto) devem discutir na terça-feira a forma de delimitar a área a ser desocupada, com base nos documentos.


Segundo o presidente da Cohab, Rodrigo Arenas (PMDB), ainda não se sabe o número preciso de imóveis que serão removidos, mas é certo que as 692 casas e barracos de favelas rentes à pista serão retirados até abril de 2011, quando casas populares serão entregues às famílias. Dentre as construções, no entanto, 250 estão instaladas irregularmente, em um terreno particular.


Arenas afirma que todos os terrenos localizados na faixa atingida pelo ruído excessivo terão de ser repassados à prefeitura.


"Estamos fazendo consultas jurídicas porque não podemos fazer a intervenção em áreas particulares", diz o presidente da Cohab.


Ele afirma que toda a faixa crítica apontada na curva de ruído será transformada em área verde. Já existem projetos prontos que preveem o plantio de árvores de pequeno porte e de cercamento para evitar o retorno das famílias.


Segundo ele, também haverá reforço na fiscalização das áreas para evitar que novas famílias se instalem ilegalmente nos terrenos desocupados.