|
Outras notícias

Homem se passa por fiador para dar golpe em imobiliárias e moradores

Estelionatário foi preso em Bauru.

Polícia acredita que outras pessoas também fazem parte do esquema.

Um novo golpe está trazendo prejuízos a imobiliárias e moradores em Bauru (SP). Estelionatários falsificam documentos pessoais para serem fiadores de terceiros em contrato de locação. A polícia prendeu nesta semana um homem suspeito de ser o chefe da quadrilha, mas acredita que outras pessoas devem fazer parte do esquema.

Um empresário, que preferiu não se identificar, teve todos os documentos pessoais falsificados por um estelionatário. O golpista usou a documentação para se apresentar como fiador em imobiliárias de Bauru. “Eles falsificaram holerites e eu nunca fui registrado. Meu e da minha esposa. Falsificaram declaração de imposto de renda, documentos de terrenos. O meu endereço não estava certo”, conta.

O empresário foi vítima do chamado golpe do fiador, que tem se tornado cada vez mais comum. O estelionatário oferece o serviço de fiador profissional e cobra cerca de R$ 1 mil para arrumar um avalista para a pessoa que vai alugar um imóvel. O problema é que o avalista usa documentos de outras pessoas. “A imobiliária ligou que eu era fiador, mas fui ver e era tudo falso. Muito transtorno. Tive que correr atrás porque senão suja meu nome, por algo que nunca fiz”, reclama o empresário.

Segundo a polícia, Antônio Carlos de Souza, de 54 anos, se apresentava com nomes diferentes para oferecer o serviço. Ele seria o chefe da quadrilha. O delegado responsável pelas investigações, Eduardo Herrera, diz que os trabalhos ainda não acabaram porque há indícios de que outras pessoas continuam praticando o mesmo golpe. “A própria investigação mostra que ele não age sozinho. Ele alicia pessoas para não aparecer para não ser responsabilizado criminalmente”, acredita.

saiba mais

O delegado regional do Creci, Carlos Eduardo Candia, afirma que pelo menos quatro imobiliárias em Bauru já tiveram prejuízo com esse golpe por não checar de forma correta a documentação dos fiadores. “A imobiliária quando verifica que não há grau de parentesco e a pessoa não aparece pessoalmente para entregar os documentos é preciso verificar os endereços, telefones, para falar com o dono da documentação”, adverte.

Ele ainda orienta as pessoas que vão alugar um imóvel e que não tem fiador para ninguém cair no golpe. “Quando você vê uma oferta fora do normal tem que prestar atenção. As imobiliárias dão opções para quem não tem fiador, cabe buscar uma delas.”