|
Outras notícias

Grande oferta de imóveis à venda permite descontos

Ribeirão tem hoje 8 mil unidades residenciais disponíveis.

“O poder de negociação que tive foi ótimo. Como encontrei uma oferta grande de apartamentos em Ribeirão, consegui abater o preço inicial pedido pelo proprietário. Fiquei satisfeito e senti que fiz a compra na hora certa.”

O relato é do agricultor Carlos Eduardo Guimarães Cardoso, 53 anos, e traduz bem o momento do mercado imobiliário residencial da cidade.

A grande oferta de unidades – tanto recém-entregues, quanto usadas – facilita as negociações, que podem levar a um desconto de até 10% no preço inicial do imóvel, segundo imobiliárias, corretores e compradores ouvidos pelo A Cidade.

“Pelo que pesquisei nos três meses antes de fechar o negócio, constatei que os preços estavam bons e que havia essa possibilidade de desconto. Isso contribuiu para que eu optasse por comprar neste ano”, diz Cardoso, que mora em Morro Agudo e comprou um apartamento no bairro Jardim Botânico para os dois filhos que estudam em Ribeirão.

Apesar de não existir uma pesquisa oficial, a estimativa é que hoje, Ribeirão tenha 8 mil imóveis residenciais vazios e disponíveis para a venda.

“É um número próximo à realidade atual da cidade, considerando o volume de lançamentos nos últimos anos”, diz Dirceu Tornavoi de Carvalho, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão (FEA-RP/USP).

Segundo ele, existe um ciclo natural de mercado. “Estamos em um momento que começa a aparecer sinais de saturação”, explica.

“Há um grande volume de unidades disponíveis, por conta da grade de lançamentos feita há três anos e da migração de pessoas que saíram de imóveis antigos. Isso torna o cenário interessante para quem quer comprar.”

Conforme o coordenador do Núcleo Setorial de Imobiliárias (GSI) da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão (Acirp), Antônio Carlos Maçonetto, diretor da Maçonetto Imóveis, as negociações estão “mais abertas”.

“Claro que existem os proprietários que não abrem mão, mas a maioria, hoje, está disposta a negociar”, afirma. “Em quase todos os prédios entregues recentemente há uma oferta de unidade.”

Queda geral é descartada

Mesmo com a grande oferta de imóveis prontos para a venda em Ribeirão, não existe uma tendência de desvalorização no valor do metro quadrado.

 

“Há, sim, um processo de estabilização com maior possibilidade de negociar, não uma queda geral. O que reconhecemos é que os preços estão mais justos hoje, sem especulação, diferente do momento de euforia pelo qual passamos há alguns anos, com valores muito altos, fora da realidade”, diz Adair Porfírio, diretor da Piramid Imóveis, que hoje tem cerca de 3 mil imóveis residenciais disponíveis para venda.

De acordo com João Paulo Fortes Guimarães, diretor comercial da Imobiliária Fortes Guimarães, que possui, aproximadamente, 4.800 imóveis residenciais prontos a venda, há muito tempo a cidade não tinha essa oferta grande de imóveis.

“E ainda existe a facilidade de crédito. É um momento ‘mágico’ para as imobiliárias”, diz.

Segundo ele, o ritmo de vendas também segue positivo. “As pessoas estão conseguindo comprar, nos dois primeiros meses deste ano vendemos mais, em relação ao mesmo período de 2013.”

Feirões turbinam vendas

A oferta em alta estimula também os feirões e festivais para a venda de imóveis na cidade. Nos dias 28, 29 e 30 deste mês, a Fortes Guimarães promove o festival “Já pra Casa”, que terá imóveis prontos para morar com preços, taxas e descontos especiais.

Este domingo (16), no Novo Shopping, é o último dia do Feirão da construtora MRV, que começou na última sexta-feira (14).

“É um momento que o cliente consegue adquirir imóveis em condições diferenciadas, há um leque bacana de imóveis na cidade”, diz Breno Mendes Vilela, coordenador de vendas da empresa, em Ribeirão Preto.

“No feirão, teremos descontos no valor dos imóveis, em impostos e registros. Essas ações são um diferencial em momento em que há essa disponibilidade.”

O Feirão, que começou com uma oferta de, aproximadamente, 1.000 imóveis, em diversas regiões da cidade, vai até às 20h deste domingo.